segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

5 coisas que a rede social de uma empresa não pode ser

Por João Marcelo (@jonesmeira), redator web da Solution.
Monólogo: se você não está preparado para conversar, não entre. Se você não está preparado para ler críticas, não entre. As redes sociais estão na moda, mas sua empresa tem que utilizá-las de forma profissional, disposta a ouvir, responder, algumas vezes não agradar, mas nunca ignorar. E bem-vindo à internet.

SAC: rede social não é atendimento ao consumidor. É relacionamento. Quando existirem dúvidas, responda às mais básicas, direcionando questões complexas para um e-mail, telefone etc. Não transforme a conversa em um bate-papo. Sua empresa está ali para oferecer mais uma forma de experiência de marca junto ao consumido.
Brincadeira: a presença da sua marca na internet é coisa séria. Imagine um comercial de TV que não agrade aos telespectadores e, no mesmo instante em que é transmitido, todos começam a entrar em contato uns com os outros para comentar o assunto. É o que acontece nas redes sociais. Adote uma estratégia errada e a possibilidade desta falha se alastrar é enorme. Basta um clique e alguns caracteres para o estrago acontecer.

“Internetês”: quando você escreve em uma rede social, quem fala é a sua empresa. Cuidado com os erros de português, evite abreviações ou vocabulários comuns da internet. Assim, a leitura é mais clara, demonstra seriedade e tom profissional.

Casa da mãe Joana: não basta chegar, sentar e por os pés em cima da mesa. Como tudo nessa vida, planeje. Antes de entrar nas redes sociais, busque referências, trace objetivos, estratégias, linguagem a ser usada, um porquê de se estar ali. E experimente. Use, abuse, conheça o terreno. Só assim você poderá tirar o melhor proveito desse universo. O Facebook, por exemplo, possui aproximadamente 250 milhões de usuários. Ou seja. 250 milhões de consumidores. Entenda esse potencial e utilize bem as ferramentas ao seu alcance.

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